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REFORMA TRIBUTÁRIA - OFICINA AUTO ELÉTRICA

A atividade de Oficina Auto Elétrica, assim como a mecânica geral, é classificada como uma operação mista, combinando a prestação de serviços especializados (mão de obra e diagnósticos) com a venda de peças e componentes (baterias, alternadores, chicotes, lâmpadas, etc.). A Reforma Tributária trará mudanças fundamentais justamente nessa dualidade.

 

1. O Fim da Disputa Serviço versus Venda

 

No sistema atual, o auto elétrico precisa diferenciar a tributação da mão de obra (sujeita ao ISS municipal) da venda de componentes (sujeita ao ICMS estadual). Essa distinção, muitas vezes, é fonte de autuações e complexidade fiscal.

Com a aprovação da Reforma, o sistema atual de PIS, COFINS, IPI, ICMS e ISS será substituído por um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) Dual, composto pela CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços).

A grande mudança é que o IBS e a CBS incidirão sobre toda a operação, tratando o serviço e a venda como uma só transação, simplificando radicalmente o cálculo de impostos.

 

2. A Alíquota Padrão e o Crédito Amplo

 

A atividade de auto elétrica está sujeita à alíquota padrão do IVA Dual, que é estimada em torno de 26,5% a 28% (IBS + CBS). Esta alíquota incidirá sobre o valor total cobrado do cliente.

O ponto-chave para a saúde financeira do negócio é a introdução da Não Cumulatividade Plena, ou seja, o direito ao crédito amplo sobre as aquisições. O auto elétrico poderá se creditar de:

 * Peças e Componentes: Todos os itens comprados para revenda e aplicação, como baterias, fios, lâmpadas, módulos e alternadores, gerarão crédito de IBS e CBS, o que não ocorre plenamente hoje devido a regimes como a Substituição Tributária (ICMS/ST) e monofasia (PIS/COFINS).

 * Custos Operacionais: Haverá crédito sobre a aquisição de equipamentos de diagnóstico, energia elétrica consumida no estabelecimento, serviços de terceiros e outros insumos utilizados na atividade.

O aproveitamento total desses créditos é o que definirá a carga tributária efetiva da auto elétrica e dita a necessidade de uma gestão fiscal muito mais apurada.

 

3. Atenção ao Imposto Seletivo (IS) e Baterias

 

Um ponto de atenção especial para o setor elétrico e automotivo é o Imposto Seletivo (IS), também chamado de "Imposto do Pecado".

O IS incidirá sobre bens e serviços prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente. Há discussões no Congresso sobre a inclusão de componentes do setor automotivo, como baterias e alguns produtos eletroeletrônicos, no Imposto Seletivo, justificadas pelo impacto do descarte e poluição.

Se isso for confirmado, a auto elétrica deverá ficar atenta, pois o IS será cobrado por fora do IBS e da CBS, aumentando a carga total sobre esses produtos específicos e exigindo um controle de estoque e tributação diferenciado para eles.

 

4. O Futuro do Simples Nacional

 

Auto elétricas no Simples Nacional poderão permanecer no regime, recolhendo o IBS e a CBS via DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) com a carga tributária inalterada.

No entanto, a permanência no Simples pode prejudicar a competitividade no mercado B2B (empresas e frotas), já que a venda de peças e serviços por uma empresa do Simples não gera crédito de IBS/CBS para o cliente pessoa jurídica que está no regime normal. A auto elétrica precisará simular se a perda de negócios e a limitação de crescimento compensam a simplicidade do Simples.

 

A Reforma Tributária exige uma mudança profunda no controle de custos e na formação de preços do seu negócio. As regras de crédito do IBS e da CBS são a nova chave para a rentabilidade da Oficina Auto Elétrica.

 

A D'KOLVES BUSINESS, que é bem mais que contabilidade, reconhece que esta é uma mudança de cultura na forma de calcular impostos. Por isso, estamos fazendo um investimento significativo em treinamento para toda a nossa equipe, garantindo que tenhamos o conhecimento aprofundado para lidar com o novo sistema de crédito amplo e com as especificidades do setor automotivo (como a potencial incidência do Imposto Seletivo).

 

Nossa missão é transformar essa complexidade em vantagem competitiva para sua empresa. Oferecemos consultoria tributária e fiscal especializada para:

 

 * Simulação de Regime: Analisaremos detalhadamente se é mais rentável permanecer no Simples Nacional ou migrar para o Lucro Real/Presumido, considerando o potencial de crédito em suas aquisições e o perfil de seus clientes (B2B).

 * Gestão de Crédito Total: Mapearemos todos os insumos – de baterias a equipamentos – para garantir a apropriação máxima e legal dos créditos de IBS e CBS.

 * Controle do Imposto Seletivo: Caso o IS incida sobre seus produtos (como baterias), garantiremos o controle fiscal necessário para a correta aplicação do tributo.

 

Conte com a D'KOLVES BUSINESS para guiar sua auto elétrica com segurança e inteligência no novo cenário fiscal, garantindo que você lucre com a simplificação e o crédito fiscal da Reforma.

 

Podemos agendar uma análise prévia para discutir o impacto da alíquota padrão em sua margem de lucro atual?

 

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