Postagens
ALERTA: RECEITA PASSA A TER ACESSO AS INFORMAÇÕES FINANCEIRAS EM GERAL.
A Receita Federal passacá a acompanhar dados e transações de todas as pessoas físicas e jurídicas. A medida consta no Convênio Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nº 50/2022, de 7 de abril de 2022.
A mudança deve trazer impactos significativos no cuidado com que as empresas documentam suas movimentações tributárias e financeiras em geral.
De acordo com o texto, os bancos de qualquer espécie deverão repassar informações retroativas, referentes a 2022, para a Receita de maneira gradativa, de acordo com o calendário estipulado pelo Convênio.
Entre os dados que devem ser repassados estão: transações com cartões de débito, crédito, de loja, transferência de recursos, transações eletrônicas do Sistema de Pagamento Instantâneo e demais instrumentos de pagamento eletrônicos, realizadas por pessoas jurídicas inscritas no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ou pessoas físicas inscritas no Cadastro de Pessoa física (CPF), ainda que não inscritas no cadastro de contribuintes do ICMS.
Dados e transações
Confira o calendário de implementação abaixo:
- Janeiro, fevereiro e março de 2022 até o último dia do mês de abril de 2023;
- Abril, maio e junho de 2022 até o último dia do mês de maio de 2023;
- Julho, agosto e setembro de 2022 até o último dia do mês de junho de 2023;
- Outubro, novembro e dezembro de 2022 até o último dia do mês de julho de 2023;
- Janeiro, fevereiro e março de 2023 até o último dia do mês de agosto de 2023;
- Abril, maio e junho de 2023 até o último dia do mês de setembro de 2023;
- Agosto e setembro de 2023 até o último dia do mês de outubro de 2023.
No caso do Pix, a ideia é retroagir até novembro de 2020, momento no qual começou a ser utilizado.
Caso seja diagnosticada alguma falha na contribuição e na declaração das transações, que seja interpretada como sonegação, podecá ser cobrada do empreendimento retroagindo em até 5 anos.
Por isso, é importante estar atento e analisar com cuidado o planejamento tributário pessoal e da sua empresa.
Se você preciosa de ajuda ou de mais informações saiba que temos uma equipe em prontidão para lhe ajudar! Preencha o formulcário abaixo que entraremos em contato!
Postagens
SUA EMPRESA QUER CRESCER? ENTÃO SAIBA QUE O SEGREGO TÁ NO FLUXO DE CAIXA!
Postado em: 26/05/2022
VOCÊ SABIA QUE ABRIR UMA EMPRESA FORA DO PALÍS PODE SER MAIS FACIL DO QUE IMAGINA?
Postado em: 08/12/2021
VOCÊ SABIA QUE A FALTA DE PLANEJAMENTO PODE ABREVIAR A VIDA DAS EMPRESAS?
Postado em: 21/09/2021
NÓS AVISAMOS! PRONTO... DEU RUIM.
Postado em: 22/02/2023
VOCÊ SABE O QUE QUER DIZER? A IMPORTÃNCIA DO OLHAR DO LÍDER PARA A REALIDADE!
Postado em: 28/12/2020
INFORMATIVO SETEMBRO DE 2024
Postado em: 04/09/2024
COMO CEO DEVE PENSAR ESTRATEGICAMENTE?
Postado em: 09/04/2021
O CORAÇÃO QUE TRANSFORMA E A GESTÃO QUE SUSTENTA
Postado em: 12/06/2026
Acesse O Portal do Cliente
Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.
