Postagens
BOAS NOTLÍCIAS! GOVERNO SIMPLIFICA O EMPREENDEDORISMO.
Com o objetivo de simplificar, desburocratizar e propiciar um ambiente mais favocável para os negócios, bem como melhorar a posição do Brasil no Ranking Doing Business, do Banco Mundial, o Ministério da Economia atualizou as normas de Registro Público de Empresas. A Instrução Normativa nº 55/2021, de iniciativa do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), facilita o empreendedorismo no Brasil.
Com a diminuição expressiva do número de dias para abertura de empresas, custos e procedimentos, toda a sociedade brasileira é beneficiada. Afinal, a facilidade em empreender é parâmetro internacional de investimentos no paísperecível, explicou André Santa Cruz, diretor do Drei. A medida alcança diretamente os novos empreendedores, emprescários individuais, Empresas Individuais de Responsabilidade Limitada (Eireli), sociedades e profissionais que atuam com o processo de abertura, alteração e baixa de empresas e pessoas jurídicas, como contadores e advogados.
Entre as alterações estão as simplificações trazidas pela Medida Provisória 1.040/2021, que modernizou questões como a utilização do CNPJ como nome empresarial, bem como a exclusão da proibição de arquivamento de nomes empresariais semelhantes. Essas modificações visam a eliminar a ancálise humana e qualquer mecanismo que impeça a ancálise automática. Além disso, a ausência de registro ou de atividade operacional da empresa perante a Junta Comercial não significacá mais que a empresa está inativa.
Também foi inserida, de forma expressa, a não necessidade do reconhecimento de firma para as procurações e reafirmada a possibilidade de utilização de qualquer tipo de certificado digital ou outros meios que garantam a comprovação da integridade de documentos eletrônicos. Inclusive, as Juntas Comerciais podem emitir esses certificados no momento da abertura de empresas, sem a necessidade de deslocamento ou coleta de dados adicionais por parte dos usucários.
Nos atos submetidos a registro poderão ser usados elementos gcáficos como imagens, fluxogramas e animações, entre outros (técnicas de visual law) além de timbres e marcas d ™cágua.
Postagens
REFORMA TRIBUTÁRIA: D'KOLVES BUSINESS INVESTE EM PREPARAÇÃO DIÁRIA
Postado em: 14/10/2025
INFORMATIVO JULHO DE 2024
Postado em: 01/07/2024
INFORMATIVO FEVEREIRO DE 2025
Postado em: 05/06/2025
9 FORMAS DE PREPARAR O SEU NEGÓCIO PARA UMA RECESSÃO
Postado em: 25/09/2020
HOLDING
Postado em: 25/08/2023
INFORMATIVO DEZEMBRO DE 2025
Postado em: 28/11/2025
IRPF 2026: O LEÃO VEM AÍ! PREPARE-SE PARA O PRAZO DE ENTREGA
Postado em: 29/01/2026
VOCÊ SABE O QUE É GTIN? NOVO ITEM SERÁ OBRIGATÓRIO NO PREENCHIMENTO DE NOTAS FISCAIS
Postado em: 20/10/2022
Acesse O Portal do Cliente
Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.
