Postagens
Portaria fixa desconto de até 70% para pagamento de dívidas tributárias
Medida possibilitacá parcelamento em até 145 meses
A Advocacia-Geral da União (AGU) publicou no Dicário Oficial da União (DOU) uma portaria regulamentando a negociação das dívidas tributárias entre a administração pública e pessoas físicas ou jurídicas com créditos considerados irrecupecáveis ou de dificil recuperação. A norma possibilitacá a negociação com descontos de até 70% e parcelamentos em até 145 meses.
A transação por proposta individual passa a valer a partir do dia 15 de julho e envolve créditos administrados pela Procuradoria-Geral Federal (PGF) e créditos cuja cobrança compete à Procuradoria-Geral da União (PGU). O texto, assinado pelo advogado-geral da União, José Levi Mello do Amaral Júnior, regulamenta as negociações previstas pela Lei nº 13.988/20.
As propostas de negociação poderão ser oferecidas pela PGF, pela PGU ou pelo devedor.
Critérios
A classificação dos créditos irrecupecáveis ou de dificil recuperação é feita a partir da ancálise do tempo de cobrança estabelecido nas normas da AGU; a suficiência e liquidez das garantias associadas aos créditos; a existência de parcelamentos ativos; a perspectiva de êxito das estratégias administrativas e judiciais de cobrança; o custo da cobrança judicial; o histórico de parcelamentos dos créditos; e a capacidade de pagamento.
Pessoas jurídicas com créditos considerados irrecupecáveis ou de dificil recuperação poderão pagar uma entrada de 5% do valor devido e optar, por exemplo, em fazer o pagamento restante em parcela única com 50% de desconto ou em até 84 parcelas com redução de 10%.
As pessoas físicas também poderão dar uma entrada de 5% do valor e terão a possibilidade pagar o valor remanescente em parcela única com 70% de desconto ou em até 145 meses com redução de 10%.
O devedor será notificado da proposta por via eletrônica ou postal. Para isso, no entanto, o devedor devecá efetuar seu cadastro na plataforma do sistema Sapiens dívida, no módulo transação da Advocacia-Geral da União, disponível no site da AGU.
Novas portarias deverão ser publicadas pela PGF e PGU antes de 15 de julho para detalhar procedimentos adicionais de como as negociações serão operacionalizadas. A portaria foi publicada no Dicário Oficial de ontem (9).
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/
Postagens
Informativo Fevereiro de 2021
Postado em: 28/01/2021
REFORMA TRIBUTÁRIA - ARMAZENAMENTO DE CARGAS
Postado em: 03/11/2025
PUBLICADA PORTARIA QUE REGULAMENTA REPASSE PARA EVITAR DEMISSÕES
Postado em: 21/06/2024
REFORMA TRIBUTÁRIA - MERCADOS E MERCEARIAS
Postado em: 09/12/2025
Informativo Dezembro de 2020
Postado em: 01/12/2020
GED - GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS
Postado em: 02/10/2020
FELICIDADE NO TRABALHO: EXISTE ALGUM SEGREDO? VEJA AS DICAS.
Postado em: 10/05/2023
DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA SIMPLES OU COMPLETA: COMO SABER QUAL TENHO QUE FAZER?
Postado em: 22/03/2023
Acesse O Portal do Cliente
Acesse o novo Portal do Cliente DKolves, mais rápido, dinamico e eficiente; Basta Clicar no link ao lado.
